BÏNaif 2019

pastedGraphic.png

CONFIRA A LISTA DAS OBRAS E ARTISTAS SELECIONADOS BINAIF 2019

 

BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação” em Socorro 2019

 BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf Totem Cor-Ação em Socorro 2019, sobre a Coordenação de  Rosângela Politano e Marinilda Bertolete Boulay  será realizada entre os dias 14 de setembro e o 15 de outubro de 2019 nas dependências do Museu Municipal de Socorro-SP, tendo como proposta valorizar a produção naïf e popular nacional e internacional preservando este território fertil de idéias e rico em produção.

BÏNaif Totem Cor-Ação será composta pelo conjunto das obras nacionais e internacionais selecionadas através de um edital por um Comitê artístico, que possui profundo conhecimento sobre o assunto, e  artistas convidados.

1a BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação é uma realização do Projeto Cor-Ação e do ITC – Instituto Totem Cultural, e, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Socorro-SP , através da Secretaria Municipal da Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo , Museu e Biblioteca Municipais, do ComuC – Conselho Municipal de Cultura e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Socorro-SP, e sendo colaborativa ela tem o apoio de todos os artistas que dela participam!

Como nasceu a BÏNAif – Bienal Internacional de Arte Naïf  Totem Cor-Ação

A cidade de Socorro no interior de São Paulo afirma-se com muita potência não somente como um destino turístico disputado, como também enquanto importante polo de produção de obras caracterizadas pela estética naïf, isto é, que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular.

Os seus artistas têm tido suas obras escolhidas para fazer parte de acervos de importantes museus dedicados a esse estilo de pintura, participado de várias exposições, mostras e bienais, como a Bienal de Arte Naif do SESC-Piracicaba, considerada até então a mais expressiva do país.

O projeto Cor-Ação que vem sendo desenvolvido na cidade desde 2013 sob a coordenação da artista  Rosângela Politano e responsável   por esta  realidade.

Através de oficinas, workshops, bate papos, mostras e exposições o projeto também acompanha a carreira dos artistas viabilizando inscrições e participações em importantes exposições.

Foram realizadas pelo projeto até então cinco exposições anuais, sendo que as duas  últimas ocorreram em coordenação com a associação socorrense ITC – Instituto Totem Cultural.

Essas exposições inspiraram a criação dessa BÏNAIF, a qual leva o  “Totem Cor-Ação” no seu nome por causa da frutuosa parceira entre o Projeto Cor-Ação e o ITC- Instituto Totem Cultural sendo Rosângela Politano e Marinilda B. Boulay suas idealizadoras e coordenadoras.

A continuidade  desse trabalho  torna a BÏNAIF uma referência para todos que possuem algum vinculo com esta produção – artistas, pesquisadores, colecionadores, galeristas, educadores, estudantes e apreciadores.